Periodização


A periodização é um dos mais importantes conceitos do planejamento do treinamento. Esse termo origina-se da palavra período, que é uma porção ou divisão do tempo em pequenos segmentos, mais fáceis de controlar, denominados fases. (Bompa, 2001).

Atualmente , tornou-se muito comum uso de redes socias para copiar treinos,deixando de lado a preparação do treino com um planejamento adequado aos objetivos . Muitos alunos e professores acabam não respeitando as fases da periodização . Isso faz com que não alcancem seus objetivos da maneira esperada, pois sem a variação na intensidade do estímulo , o sistema muscular se adapta e não progride.

De nada adianta manter o treino intenso, com altas cargas durante todo o período . Além do risco de lesões aumentarem significativamente, o progresso também fica prejudicado.A periodização não se aplica somente a treinos de musculação , mas para qualquer modalidade e não somente para atletas.

O ideal é que se procure um profissional de Educação Física capacitado , e que apresente ao aluno o planejamento mensal . Assim o aluno terá certeza de que estará pagando por um serviço de qualidade.


Featured Posts