VOCÊ ESTÁ COM ANSIEDADE OU TEM ANSIEDADE ?



Você sabia que existe dois tipos de ansiedade ? Ansiedade Estado e Ansiedade Traço . ESTAR Ansioso não significa SER ansioso. Estar é quando um fato pontual provoca esta sensação, algo novo na rotina diária por exemplo. Ter ansiedade traço é quando você não conhece outra maneira de reagir aos fatos , mudanças, novidades ruins e boas a não ser com ansiedade . Iniciar esta percepção de como você reage habitualmente a fatos e a constância disso é o primeiro passo para que você tenha um melhor domínio das reações . O segundo ponto importante é você perceber o que realmente te deixa ansioso. Existem alguns fatores que podem passar desapercebidos no dia á dia ,e que podem disparar a ansiedade. São chamados fatores estressores, que aparecem em situações consideradas pelo nosso cérebro ameaçadoras e que geram uma resposta emocional a que chamamos de ANSIEDADE.

Alguns sintomas somáticos (corporais) da Ansiedade Estado são: Taquicardia, sudorese, tensão muscular, respiração rápida. Já os sintomas cognitivos (pensamento) podem ser : Insegurança, erro na tomada de decisão e foco muito estreito (excesso de foco em um problema ou em uma situação)

Uma orientação que pode ajudar você a descobrir o que te faz ansioso e a frequência da ansiedade é fazer anotações diárias das emoções e o que ocorreu no dia .

Exemplo de atividade: separe um caderno para a atividade. Coloque em uma linha a data , dia da semana e anote ao final do dia na linha abaixo : ANSIOSO ou NÃO ANSIOSO . Nos dias que você anotar ansioso , descreva também como foi o seu dia ou algo de diferente , novo que aconteceu . Exemplos: acordou mais cedo, encontrou uma pessoa que não via há muito tempo, vai começar em um novo emprego, dia de pagar contas, fazer compras, tomar alguma decisão , dia de ir ao médico etc. Faça esse exercício por 30 dias e depois leia as anotações . Confira , perceba, entenda como você reage, se a ansiedade é algo esporádica e pontual ou acompanha você todo o tempo.

Ter o conhecimento de si mesmo é o primeiro passo para fazer diferente

*Importante : Essas dicas são somente um exercício , não diagnóstica para patologias e não refere-se a tratamento, por isso para tais casos procure sempre a orientação de um profissional habilitado



Featured Posts
Recent Posts