Uma breve explicação sobre a Fase de Adaptação no treinamento

September 11, 2019

Cinthia Fit

Muitos alunos chegam à sala de Avaliação Física com dúvidas sobre a tão falada fase de adaptação. Algumas perguntas são: quanto tempo deve durar a adaptação?  quando será a primeira troca de treino? de quanto em quanto tempo devo trocar meu treino? Porque no primeiro mês emagreci  xxx kg e agora não estou saindo do mesmo peso ? 

 

Vamos a uma breve explicação sobre adaptação ao treino.

 

Toda mudança externa ou interna é percebida pelo organismo que irá reorganizar-se, orgânica e funcionalmente para se adequar à uma nova condição. Falando sobre treinamento desportivo, este espaço entre o Estímulo (NOVO TREINO) e Adaptação chamamos de: Janela de Adaptação

O grau desta adaptação e consequentemente a melhora do rendimento, são obtidos através do treinamento prescrito, o qual a qualidade de execução é um dos fatores determinantes.

A janela adaptativa, está diretamente relacionada com o nível de treinamento do indivíduo. Alunos destreinados tem uma janela maior, isto é, demoram mais para se adaptar ao novo treino em relação a indivíduos já condicionados. Consequentemente, indivíduos treinados se adaptam e precisam de um estímulo diferente com mais frequência para obterem novos ganhos.

Este fator explica porque muitas vezes o aluno iniciante, tem grandes ganhos no condicionamento, e melhores resultados nas primeiras semanas. Podemos descrever como exemplo, um indivíduo desportista que nunca realizou treinamento de força (musculação), este terá capacidade de grandes aumentos na força e potência em pouco tempo (nas primeiras semanas), porém assim que o mesmo atingir um certo nível (platô), os ganhos serão mais difíceis, e portanto, um novo programa de treinamento será necessário.

Esse novo programa de treino, inclui modificações em suas variáveis: carga – intensidade- velocidade- intervalo – repetições. Quais destas irão ser alteradas e como serão modificadas, irá depender do treinador, que observa e avalia periodicamente o seu aluno, assim como elabora planilhas mensais estruturadas, as quais chamamos de periodização. Uma periodização deve ser individualizada e bem planejada para que se obtenha os melhores resultados

Quando a fase de Adaptação extrapola o tempo ideal para um determinado aluno, os ganhos reduzem, a evolução fica lenta , os resultados parecem ficar mais distantes , ou seja, parece que a pilha está acabando no meio do trajeto  para o objetivo.

A fase de Adaptação faz parte da periodização estruturada e individualizada, ela não deve ser aleatória e padronizada. Um treinamento sem planejamento, e realizado sem qualidade na execução de movimentos não leva ao objetivo desejado de forma eficaz.

Procure um profissional de Educação Física com registro no CREF da sua região. A boa Orientação faz toda diferença (CREF9).

 

Você também pode tirar suas dúvidas pelo whats: (41) 99829-5991 e conversar direto com um dos nossos profissionais .

 

 

Referências: GAETNER,G. Psicologia do Esporte e Ciências do Esporte . 1 ° reimp. Curitiba: Juruá,2009.

 

Please reload

Featured Posts

Avaliar é muito mais do que "Pinçar" a Gordura

March 29, 2019

1/5
Please reload

Recent Posts

September 30, 2019

October 24, 2017

Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic

PERSONAL TRAINER - CORPORATE FITNESS - NUTRITIONAL ADVICE - WEIGHT LOSS - MUSCLE TONE - CORSE STRENGTH - POSTURE CORRECTION - CARDIO FITNESS

Cinthia Fit ® Wix.com